Overblog Suivre ce blog
Editer l'article Administration Créer mon blog
O trampolim de intercâmbio sócio-cultural entre as gerações da Luso, de África e do Mundo

MUNDIALUSO

O trampolim de intercâmbio sócio-cultural entre as gerações da Luso, de África e do Mundo

1era Édição do Festival *King Kester Emeneya* For Ever

com

Várias pessoas morreram sexta-feira, 25 abril para duas da manhã em um tumulto no estádio 30 de junho Kikwit durante o concerto inaugural da primeira edição de "King Kester Emeneya " Festival realizada em homenagem a este artista músico morreu na França em fevereiro . Fontes do hospital relatou 23 mortos e 19 feridos. Mas esse equilíbrio é ainda provisório , dizem fontes locais , indicando que algumas famílias recuperaram os corpos de seus entes queridos imediatamente após a tragédia. Por sua parte, o prefeito de Kikwit fala de 14 mortos e vários feridos .
O diretor do hospital de referência geral em Kikwit 1 Dr Mpay médico diz que seu hospital recebeu 23 corpos de vítimas do tumulto . De acordo com o diretor médico , o cuidado dos feridos não é um problema porque ele fornecido pelo governo provincial de Bandundu .


Em um comunicado divulgado algumas horas após a debandada, na província de Bandundu lamentou a tragédia, mas o executivo provincial não equilíbrio.
" A província de Bandundu profunda dor para informar o público de que este lamentável incidente ocorreu sexta-feira, 25 de abril , no estádio 30 de junho Kikwit . De fato, uma debandada devido ao entusiasmo do público veio para participar das comemorações do primeiro festival e retirada de luto Rei Kester Emeneya causado perda de vidas e danos materiais. Sua Excelência o Senhor governador provincial convocada para esse fim uma reunião do comitê de segurança [] tomar as medidas adequadas ", disse o comunicado lido pelo porta-voz do governo da província de Bandundu .
A mesma fonte diz que a investigação é uma tentativa de esclarecer as circunstâncias desta tragédia .

Mas, enquanto isso , a província de Bandundu anuncia cancelamento de todas as actividades previstas no âmbito do festival Kester Emeneya programado para fechar próximo domingo, dia 27 de abril.
O Executivo Provincial apresenta as suas condolências às famílias enlutadas e convida o público a manter a calma .
O governo da província ainda não forneceu detalhes sobre este drama , mas fontes locais indicam que o tumulto ocorreu quando a cantora Fally Ipupa em scène.Après foi uma queda de energia , várias pessoas que assistiram ao concerto no fase Kikwit teria tentado escapar. Eles enfrentaram os que ficaram do lado de fora e tentando libertar entrada para a tampa da caixa da escuridão. A briga se seguiu, causando mortes.

 

Fontes:http://radiookapi.net/culture/2014/04/25/kikwit-plusieurs-morts-dans-une-bousculade-louverture-du-festival-kester-emeneya/

 

Print
Repost

Commenter cet article